logo

Estadual

Solto por engano: Eder Moraes volta a ser preso


Por Fernanda Leite | Redação 24 Horas News

img
Apontado como o intermediador de um dos maiores esquema de lavagem de dinheiro em Mato Grosso, o ex-secretário de Fazenda, o apresentador de TV, Eder Moraes (PMDB), preso no dia 20 do mês passado, na Operação Ararath, da Polícia Federal, Eder, voltou para o presido da Papuda, em Brasília, nesta segunda-feira (02).
 
Segundo informações, o ex-secretário foi solto por engano, já que pesava contra ele dois mandados de prisão, um do Supremo Tribunal Federal – STF e Tribunal Regional Federal – TRF - da 1ª região.
 
A prisão expedida pelo Supremo foi revogada na última sexta-feira (30), já a prisão preventiva decretada pela Justiça Federal não foi revogada e, por isso, o ex-secretário deveria continuar preso. Eder não poderia ter sido solto, já que a outra decisão continuava em vigor.

O esquema de lavagem de dinheiro desviou dos cofres públicos cerca de R$ 500 milhões por meio de um 'banco clandestino'.
 
A defesa de Moraes ingressou com pedido de revogação da prisão junto à 5ª Vara, além de um pedido de habeas corpus no TRF da 1ª Região e uma petição no STF com a intenção de conseguir a liberdade do acusado.

Conforme publicados por alguns veículos de comunicação sobre a vinda do ex-secretário para Cuiabá, tudo não passou de especulações. Eder não veio para Cuiabá e permaneceu no DF. Os motivos de sua permanência em Brasília não foram divulgados.
 
Longe de esposa e “amigos”
 
Quando recebeu a liberdade, o ex-secretário estava impedido pela Justiça de aproximar-se da própria esposa, Laura Tereza da Costa Dias. E também dos “amigos” o senador Blairo Maggi, Silval Barbosa, Humberto Bosaipo, Sérgio Ricardo, Alencar Soares, Evandro Stabile, Paulo Prado, Marcos Regenold, Júnior Mendonça, Cláudio Mendonça, Fernando Garutti, Vivaldo Lopes, Geni Martelli, Kleber Tocantins, Alex Tocantins, Luís Carlos Cuzziol, Leandro Valoes Soares (filho de Alencar Soares), Vanessa Navarro Alvarenga, Roberto Alvarenga, Gloria Aparecida Navarro Alvarenga, Marcos Tolentino da Silva e Alex Montnari Ortolan.
 
Todos dessa relação fazem parte do rol dos investigados pela Policia Federal e Ministério Público Federal.
 
Conforme a denúncia assinada pela procuradora Vanessa Scarmagnani Zago, o ex-secretário incorreu por 14 vezes na prática de operação de instituição financeira, sem autorização ou mediante autorização obtida com declaração falsa, inclusive com distribuição de valores imobiliários ou de câmbio; ele também é acusado, nove vezes, pela prática do delito de ocultar, ou dissimular a natureza, origem, localização, disposição, movimentação ou propriedade de bens, direitos ou valores provenientes, direta ou indiretamente, de infração penal.

Publicações Oficiais

Licença Prévia nº 319429/2025 - SEMA/MT

 A empresa CGH SALOBA ENERGÉTICA SPE LTDA., inscrita no CNPJ nº 45.485.780/0001-45, torna público que recebeu da Secretaria de Estado de Meio Ambiente – SEMA/MT, a Licença Prévia nº 319429/2025, para o empreendimento CGH SALOBA, localizado no rio Cabaçal, município de Reserva do Cabaçal – MT.


MAPEAMENTO

TCE-MT fará censo próprio para mapear realidade econômica e social dos municípios

Sérgio Ricardo alertou que 35 municípios do Estado correm o risco de desaparecer.


EXPOIND 2025

Após 15 anos, Indiavaí resgata tradição e se torna referência em eventos na região Oeste de Mato Grosso

Evento registrou recorde de público e contou com a presença de autoridades locais, regionais e estaduais.

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.